terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Namastê








Namastê ou Namaskar (नमस्ते [nʌmʌsˈteː] em Hindu, do Sânscrito (sandhi interno de namaḥ te)) é uma saudação usada no sul asiático, da mesma forma como "olá" ou "adeus" seriam usados em português. O significado, porém, é diferente.

Na Índia, Namastê é uma saudação ao homem interno e denota aceitação, disponibilidade e amor. Para os indianos, a palavra sagrada significa ‘Deus em mim saúda Deus em ti’. Já no Nepal, este significado recebe uma interpretação parecida: ‘Eu te reverencio porque em ti habita todo o universo, porque tu és amor, verdade, luz e paz. Quando tu estás dentro de ti e eu dentro de mim, somos a Unidade’.

A palavra namastê é o cumprimento que literalmente significa “Curvo-me perante a ti”. Na Índia é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Expressa um grande sentimento de respeito. Invoca a percepção de que todos nós partilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo.
Namastê possui uma força pacificadora muito intensa. Em síntese é “Saúdo a você, de coração!” e deve ser retribuído com o mesmo cumprimento.
"O Deus que habita em mim, saúda o Deus que há em ti."
"O Espírito em mim reconhece o mesmo espírito em você."
"A minha essência saúda a sua essência."

Conhecido pelos budistas como Anja li Mudra, consiste no simples ato de pressionar as palmas das mãos ante o coração e os dedos apontando para cima, no centro do peito. Inclina-se levemente a cabeça sem ser acompanhado de palavras. Freqüentemente fecham-se os olhos, para então curvar-se a coluna, em sinal de respeito à divindade que preenche todos os espaços do universo. A coluna retorna à posição ereta mais lentamente do que quando abaixou, também simbolizando respeito à outra pessoa.

Os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos do coração, enquanto os dedos da mão direita representam os cinco órgãos da razão. Significa então que a mente e o coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com a Verdade. Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo, simbolizando a união das polaridades, esquerda e direita, bem e mal e sugere um esforço de nossa parte para manter essas duas forças unidas em equilíbrio. Namastê traz o sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza. Deus está em tudo, em cada um de nós e qualquer dissociação da imagem do divino da nossa é inútil. Ao fazer o namastê, afirmamos que todos somos filhos e partes do sagrado, indissociáveis e iguais.

Namastê é um mantra, um gesto e sobretudo uma atitude interna que transpõe o indivíduo à divindade do outro, evocando reverência e quietude. É o reconhecimento de almas, uma forma singela de meditação, uma vibração que se exterioriza quando existe intenção de paz e harmonia.

Um gesto simples como namastê pode transmitir um sentido de acolhida, paz, tranqüilidade, respeito e unidade. O gesto conduz o ser humano à reflexão de que é preciso agir e viver tendo sempre como ponto de partida o coração, morada da divindade. Por tudo isso, da próxima vez que ouvir ou proferir essa palavra, faça com todo amor e respeito.

Namastê.

5 comentários:

Juliana Lacerda disse...

Catri, minha queria

Namastê

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você, Catri. Realmente, somos atrapalháveis! Há realmente o egoísmo em ambos os lados.

Anônimo disse...

Esse post é a sua cara. Namastê!

Unknown disse...

Ohh minha lindonaaa !!!
ta cada vez melhorr entrar aquiii !!
te amo muitooo

Namastê

Unknown disse...

‘Eu te reverencio porque em ti habita todo o universo, porque tu és amor, verdade, luz e paz. Quando tu estás dentro de ti e eu dentro de mim, somos a Unidade’.


somos a unidade!
:* meu amor

Landy